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Má gestão
Há seis fatores principais a considerar sobre a má gestão em uma empresa:
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Autocracia: O diretor-presidente toma as principais decisões da firma e não tolera ser contrariado.
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Falta de fiscalização sobre a atuação do executivo chefe;
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Gestão ineficiente: Implica em decisões fundamentais de planejamento, alocação de recursos e controle mal tomadas. Gestão está relacionada com mudança. É necessário mudar constantemente para poder sobreviver no atual ambiente de negócios.
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A negligência da gestão com o negócio chave da empresa: A diversificação significa maior crescimento, mas o resultado disso pode ser que os negócios sustentadores da empresa sejam negligenciados.
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Falta de profundidade gerencial: falta de habilidades adequadas de gestão no escalão abaixo do diretor presidente contribui para a decaída de uma empresa.
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Controle financeiro inadequado
A falta de controle financeiro pode ser reflexo da falta ou inadequação de algum ou todos os seguintes instrumentos:
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Previsão de fluxo de caixa;
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Sistemas de custeio;
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Controle orçamentário;
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Monitoramento dos principais indicadores de desempenho.
Isto ocorre comumente por quatro problemas:
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Muitos sistemas de contabilidade gerencial não foram bem projetados;
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As informações contábeis gerenciais não são bem compreendidas;
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A estrutura organizacional impossibilita um controle eficiente;
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Os métodos de alocação de despesas gerais distorcem os custos.
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Fraca gestão do capital de giro
A administração ineficiente do capital é uma característica comum nas situações de recuperação e, no fundo, é uma consequência de um controle financeiro deficiente. A gestão do capital de giro inclui devedores, estoque, credores e saldos de caixa.
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Custos elevados
Uma empresa com uma estrutura de custo substancialmente maior em relação aos seus principais concorrentes provavelmente estará sempre em desvantagem competitiva. No entanto, o problema mais sentido nas situações de recuperação é a incapacidade da empresa de competir em preço.
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Esforço de marketing insuficiente
A vasta maioria de empresas que passam por fase de declínio na lucratividade é caracterizada por complacência dos gestores e dos funcionários em todos os níveis da organização. A falta de esforço com marketing pode tomar muitas formas, mas geralmente é caracterizada por:
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Falta de resposta às demandas dos clientes;
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Equipe de vendas pouco motivada e gerentes de vendas pouco agressivos;
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Propaganda ineficiente e desperdiçada;
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Esforços não focados nos principais clientes e produtos;
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Precário serviço de pós-vendas;
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Falta de conhecimento/pesquisa dos hábitos de compra dos clientes;
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Material promocional ultrapassado ou inexistente;
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Desenvolvimento de novos produtos fracos ou nulos.
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Exagerado nível de comercialização
O exagerado nível de comercialização (overtrading) acontece quando uma empresa cresce a um ritmo muito mais rápido do que sua habilidade de se financiar internamente com o fluxo de caixa e externamente com empréstimos bancários.
O “grande projeto” que dá errado porque custos foram subestimados e/ou receitas foram superestimadas é também uma causa bem conhecida de colapso.
Cinco são as causas que fazem com que um “grande projeto” tipicamente fracasse
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Necessidade de capital subestimada;
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Dificuldades de início (start-up);
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Expansão da capacidade;
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Custos de entrada no mercado;
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Grandes contratos.
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Aquisições
Há três aspectos das aquisições que podem levar a empresa a uma situação de crise:
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Aquisição de perdedoras;
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Preço muito alto da aquisição;
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Fraca gestão pós-aquisição.
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Política Financeira
Há pelo menos três tipos de política financeira que são as causas diretas da falência:
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Alto índice de endividamento (alta alavancagem): denota altas despesas financeiras e grande risco;
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Excessivo conservadorismo: limita atitudes importantes de reinvestimento;
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Uso de fontes de financiamento inadequadas: financiar-se é importante, mas quando feito corretamente. Quando mal feito, pode ocorrer muita despesa financeira desnecessária, juros, prazos impraticáveis etc.
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Inércia e confusão organizacional
São incapazes de tomar ou implementar decisões, geralmente devido a uma combinação de liderança fraca, estruturas organizacionais inadequadas, pessoal desmotivado, falta de deveres e responsabilidades claramente definidos e processos de gestão inadequados ou não existentes.
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Mudanças na demanda
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Declínio de longo prazo na demanda: ocorre quando a demanda de mercado sofre uma queda não momentânea, gerando impacto de longo prazo no negócio;
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Declínio cíclico do mercado: a demanda sofre uma queda em um determinado período, não previsto pela gestão, gerando um grande impacto no negócio;
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Mudança nos padrões de comportamento da demanda: a demanda altera seu comportamento, afetando o faturamento da empresa, por exemplo, aderindo a um certo nível de sazonalidade.
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Concorrência
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Concorrência de produtos: o setor de competição tem muitos produtos concorrentes, dificultando as vendas;
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Concorrência de preço: os concorrentes diretos têm preços baixos, obrigando a praticar preços também baixos, muitas vezes deixando as margens de lucro abaixo do esperado;
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Variações adversas nos preços dos insumos básicos (commodities): acarreta em um acréscimo nos custos e, consequentemente na necessidade de reajustar os preços, que pode diminuir a demanda.